Notícias Do Distrito

Teve lugar, no dia 28 de Maio de 2021, na Sala de Reuniões do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Maxixe, a revitalização do Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens “CIADAJ”. O evento foi orientado pelo Excelentíssimo Senhor, Jorge Rafael Tinga, Administrador do Distrito, coadjuvado pelo senhor Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia. Estiveram presentes todos membros que compõem o CIADAJ a nível Distrital, (o Plenário, a Comissão Técnica Distrital e o Secretariado), segundo o Decreto no 48/2020, de 30 de Junho.

Ler mais

Com a eclosão da pandemia de Covid-19, o Governo de Moçambique introduziu várias restrições que afectaram negativamente a vida económica dos moçambicanos, fazendo com que muitos populares, sobretudo, os de baixa renda, ficassem cada vez mais carenciados. Entretanto, para minimizar os impactos causados por esta doença à população, o Governo através do Instituto Nacional de Segurança Social-INAS desenhou várias estratégias, dentre as quais, o pagamento do subsídio à famílias carenciadas. Foi nesta vertente que o Distrito de Maxixe identificou e inscreveu 24.551 beneficiários a nível dos 19 bairros.

Ler mais

No âmbito da implementação da Estratégia das Reformas do Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP) para o período 2012-2025 e o Plano Estratégico do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) 2015-2019 que prevê o desenvolvimento de um sistema integrado para a gestão de Recursos Humanos, o Governo do Distrito de Maxixe, beneficiou-se da capacitação em matéria de Sistema Nacional de Gestão de Recursos Humanos do Estado -SNGRHE, levada a cabo pelo Gabinete de Sua Excia., Secretária do Estado na Província de Inhambane. 

Ler mais

O Exmo. Senhor, Jorge Rafael Tinga, Administrador do Distrito de Maxixe, durante o seu trabalho de monitoria das actividades desenvolvidas por diversos Sectores do Governo, escalou, no dia 17 de Março de 2021, os tanques piscícolas abertos na baixa de Guiteve, uma das Unidades Residenciais do Bairro Dambo. A actividade de criação do peixe tilápia em cativeiro, é desenvolvida naquela região pelo senhor Claussio Fernando Cumbe, um jovem empreendedor que na companhia de mais dois abraçaram a actividade, criando o seu auto-sustento.

Ler mais

Com a eclosão da Covid-19, o Governo Central viu como melhor estratégia, aumentar o número de sanitários nas escolas, por forma a garantir o cumprimento do protocolo do Sector de Saúde na prevenção da pandemia. A nível do Distrito de Maxixe, decorrem obras de construção dos sanitários nas Escolas Secundárias, Nelson Mandela, Tomás Nduda, Chambone, Acordos de Lusaka, 18 de Novembro, 1º de Maio e Marcelino dos Santos.

Ler mais

A cerimónia de tomada de posse do Presidente do Conselho Distrital da Juventude (CDJ) de Maxixe, teve lugar na sala de reuniões do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), num acto orientado pelo Excelentíssimo Senhor João Muchine Mudema, Administrador do Distrito de Maxixe, na tarde do dia 28 de Maio corrente.

Ler mais

O Excelentíssimo Senhor João Muchine Mudema, Administrador do Distrito de Maxixe, dirigiu na terça-feira 09/05/2018, no complexo turístico Jerusalém, a reunião Distrital de Planificação da área de Educação Juventude e Tecnologia. Estiveram presentes 160 participantes, de entre membros do Governo Distrital, conselhos das escolas, directores das escolas, líderes comunitários, religiosos e estudantes.

Ler mais