Maxixe redobra esforços na prevenção das Espécies Marinhas

Data: 23/04/2021
Maxixe redobra esforços na prevenção das Espécies Marinhas

No âmbito de acompanhamento das actividades desenvolvidas a nível do distrito, o Excelentíssimo Senhor Jorge Rafael Tinga, Administrador do Distrito de Maxixe, visitou na manhã do dia 10 de Março de 2021, o Conselho Comunitário de Pesca - CCP de Chicuque.

Na ocasião, a Direcção do Órgão, em representação dos pescadores associados, apresentou ao dirigente máximo do Distrito a “radiografia” da agremiação, destacando a estreita colaboração existente entre o CCP e a Polícia da República de Moçambique (protecção lacustre) alocada naquela zona, com o seu posto fixo na Sede do CCP.

Com a eclosão da pandemia da Covid-19, o sector de pesca, é visto pelos residentes do Distrito de Maxixe como uma das alternativas para o auto-sustento, uma vez que, a renda é imediata e é adquirida logo depois da faina. Este facto contribui para o aumento de embarcações de pesca e, logicamente, a subida do número de pescadores que se fazem ao mar sem observância das regras de preservação das espécies marinhas. De salientar que, como estratégia para a preservação das espécies marinhas a nível do Distrito, os CCPs realizam vedas por um período determinado pelas autoridades pesqueiras.

Na sua interacção, o Administrador do Distrito de Maxixe frisou a importância da existência dos CCPs no Desenvolvimento do Distrito, por isso, apelou os associados para consciencializar os pescadores no sentido de valorizar a “veda”, acto que garante a reprodução e crescimento dos mariscos em benefício de toda a comunidade. Ainda, incentivou a PRM para fiscalizar rigorosamente o cumprimento da Lei que regula a actividade pesqueira no País e aplicar as medidas correctivas aos reincidentes na contravenção da mesma, de acordo com o instrumento legal. Frisou ainda que, a veda e todas as outras iniciativas locais que visam garantir o uso racional dos recursos marinhos, traçadas a nível local ou central devem ser valorizadas e cumpridas por todas as comunidades.