Capacitados os Membros do Governo do Distrito e Gestores de Recursos Humanos em matéria de informatização dos processos Individuais

Data: 18/05/2021
Capacitados os Membros do Governo do Distrito e Gestores de Recursos Humanos em matéria de informatização dos processos Individuais

No âmbito da implementação da Estratégia das Reformas do Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP) para o período 2012-2025 e o Plano Estratégico do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) 2015-2019 que prevê o desenvolvimento de um sistema integrado para a gestão de Recursos Humanos, o Governo do Distrito de Maxixe, beneficiou-se da capacitação em matéria de Sistema Nacional de Gestão de Recursos Humanos do Estado -SNGRHE, levada a cabo pelo Gabinete de Sua Excia., Secretária do Estado na Província de Inhambane. 

A mesma, teve lugar no Salão Nobre do Conselho Municipal, no dia 05 de Maio de 2021, dirigida pelo Excelentíssimo Senhor Ricardo António Nhacuongue, Director do Gabinete. Estiveram presentes os Exmos. Senhores Administrador do Distrito, Presidente do Conselho Municipal, Senhora Secretária Permanente Distrital, todos Directores dos Serviços Distritais, Chefes das Repartições de Recursos Humanos e Coordenadores das ZIPs (Zonas de Influência Pedagógica).

Na sua interacção, o Director do Gabinete fez saber que o SNGRHE é suportado por uma ferramenta electrónica, o e-SNGRHE, e tem como principais objectivos, aumentar a eficiência na gestão de Recursos Humanos e responder com maior precisão às necessidades de planificação, coordenação e controle do quadro de pessoal, bem como, da despesa com salários e remunerações, através da adopção de processos de trabalho, ferramentas tecnológicas e de desenvolvimento de capacidades técnicas e humanas, assegurando o registo e gestão de todos os dados relativos ao Ciclo de Vida do Funcionário do Estado e disponibilizar a informação em tempo real.

De referir que o Sistema e-SNGRHE, será implementado gradualmente para todos os Órgãos e Instituições do Estado, Órgãos de Governação Descentralizada e Autarquias Locais, depois da validação do funcionamento do Piloto substituindo o actual sistema e-CAF. O mesmo comporta 5 módulos que tem um desenvolvimento faseado, nomeadamente: Módulo de Administração de Pessoal (MAP), Módulo de Carreiras e Remunerações (MCR), Módulo de Avaliação de Desempenho (MAD), Módulo de Elaboração de Quadro de Pessoal e Módulo de Recrutamento e Selecção (MRS).