O Governo do Distrito de Maxixe Fiscaliza Obras de Construção e reabilitação de Sanitários nas Escolas Secundárias.

Data: 21/04/2021
O Governo do Distrito de Maxixe Fiscaliza Obras de Construção e reabilitação de Sanitários nas Escolas Secundárias.

Com a eclosão da Covid-19, o Governo Central viu como melhor estratégia, aumentar o número de sanitários nas escolas, por forma a garantir o cumprimento do protocolo do Sector de Saúde na prevenção da pandemia. A nível do Distrito de Maxixe, decorrem obras de construção dos sanitários nas Escolas Secundárias, Nelson Mandela, Tomás Nduda, Chambone, Acordos de Lusaka, 18 de Novembro, 1º de Maio e Marcelino dos Santos.

Ademais, estão em reabilitação, os sanitários do Instituto de Formação de Professores Primários de Chicuque – IFP e Escola Secundária 29 de Setembro.

As obras foram adjudicadas à Empresa MHL, num valor contratual de 159.426.486,47Mt, com um prazo contratual de 3 meses. Para garantir os padrões de qualidade e resiliência exigidas pelo Governo, foi contratada a empresa “Dora Consultores Lda”, para a fiscalização dos trabalhos durante a execução das obras.

Com vista a aferir o ponto de situação, o Excelentíssimo Senhor Jorge Rafael Tinga, Administrador do Distrito de Maxixe, visitou as obras em alusão, nos dias 01 e 03 de Março de 2021. Faziam parte da brigada, o Senhor Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia, Técnicos do Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas e do Conselho Municipal da Cidade. No terreno, constatou-se que as obras encontravam-se na fase de montagem de portas, revestimento de paredes por tijolos, enfiamento de cabos eléctricos, montagem de sistema hidráulico nas Escolas Secundárias Nelson Mandela, Tomás Nduda e Chambone e, assentamento de alvenaria de elevação e betonagem de pilares nas Escolas Secundárias Marcelino dos Santos, 1º de Maio e Acordos de Lusaka. As obras de reabilitação na Escola Secundária 29 de Setembro estão concluídas e, no IFP – de Chicuque, encontram-se na fase de rebouco das paredes, montagem das grelhas, regularização do pavimento térreo e construção do passeio envolvente.

Interagindo com o Empreiteiro e Fiscal, o Excelentíssimo Administrador do Distrito, apelou para continuarem a trabalhar de forma célere, tendo em conta que os sanitários devem ser usados assim que as aulas retomarem, pois, o objectivo do Governo é criar condições exigidas para o decurso do processo de ensino e aprendizagem, cumprindo rigorosamente com as medidas de prevenção da COVID-19 para que as escolas não sejam focos de transmissão. Outrossim, incitou os principais intervenientes das obras para executar os seus trabalhos observando os padrões de qualidade e resiliência em todos os elementos estruturais, com vista a fazer valer o investimento feito por Estado.