Produção de Peixe em Cativeiro

Data: 23/04/2021
Produção de Peixe em Cativeiro

O Exmo. Senhor, Jorge Rafael Tinga, Administrador do Distrito de Maxixe, durante o seu trabalho de monitoria das actividades desenvolvidas por diversos Sectores do Governo, escalou, no dia 17 de Março de 2021, os tanques piscícolas abertos na baixa de Guiteve, uma das Unidades Residenciais do Bairro Dambo. A actividade de criação do peixe tilápia em cativeiro, é desenvolvida naquela região pelo senhor Claussio Fernando Cumbe, um jovem empreendedor que na companhia de mais dois abraçaram a actividade, criando o seu auto-sustento.

Durante a visita, o Exmo. Administrador do Distrito foi informado sobre os contornos feitos para a produção de peixe tilápia, tendo ficado mais comovido por ver o grande projecto promissor que é constituído por duas fases principais, sendo a 1ª, no tanque de reprodução de alevinos e a 2ª nos tanques de crescimento para engorda do peixe. Segundo o piscicultor e o técnico do SDAE que assiste os piscicultores do Distrito, a ideia de reprodução dos alevinos surge por necessidade de diminuir custos de aquisição dos mesmos, uma vez que são adquiridos noutros distritos da província, obrigando o Governo a despender valores avultados, facto que sobrecarrega, de certo modo, os piscicultores, tornando a actividade mais arriscada. Este condicionalismo, cria espaço para a existência de tanques despovoados no Distrito. De referir que o Distrito possui 169 tanques piscícolas dos quais 70 estão povoados. Como alternativa para repovoar os restantes, o Governo apoia na aquisição de ração e alevinos com uma comparticipação em 70%.

Na sua interacção com os piscicultores, o Administrador do Distrito, congratulou a iniciativa dos jovens de apostar na reprodução de alevinos que poderá transformar a baixa de Guiteve num berçário do distrito como também para outros distritos, uma vez que Maxixe é uma das referências a nível da província de Inhambane na criação de peixe em cativeiro. Ainda, incentivou os jovens piscicultores a usar as folhas de mandioqueira e de moringa na produção da ração para a alimentação do peixe, fazendo perceber, por experiências práticas, as vantagens desta ração. Salientar que a mandioca é uma das principais culturas produzidas em todo o Distrito de Maxixe.