O Subsidio do INAS por Covid-19 no Distrito de Maxixe

Data: 31/05/2021
O Subsidio do INAS por Covid-19 no Distrito de Maxixe

Com a eclosão da pandemia de Covid-19, o Governo de Moçambique introduziu várias restrições que afectaram negativamente a vida económica dos moçambicanos, fazendo com que muitos populares, sobretudo, os de baixa renda, ficassem cada vez mais carenciados. Entretanto, para minimizar os impactos causados por esta doença à população, o Governo através do Instituto Nacional de Segurança Social-INAS desenhou várias estratégias, dentre as quais, o pagamento do subsídio à famílias carenciadas. Foi nesta vertente que o Distrito de Maxixe identificou e inscreveu 24.551 beneficiários a nível dos 19 bairros.

Assim, no dia 19 de Maio de 2021, teve início o processo de pagamento programado para um período de 6 meses, onde o primeiro bairro escalado foi Macupula. No final do pagamento, cada beneficiário a nível de todos os bairros terá recebido 9.000.00Mt desembolsados em três fases, sendo 3.000.00Mt em cada dois meses.

Durante o encontro de pagamento, o Excelentíssimo Senhor Jorge Rafael Tinga, Administrador do Distrito de Maxixe, que se fazia acompanhar pelos Exmos. Senhores Presidente do Conselho Municipal e Director do Serviço Provincial de Assuntos Sociais, parabenizou os beneficiários, tendo apelado para tomar mais calma, serem ordeiros durante o processo de pagamento, cumprindo todas as medidas de prevenção contra covid-19. Ainda, vincou a necessidade de cada um dos beneficiários souber dar melhores destinos ao dinheiro recebido, olhando para a satisfação das necessidades básicas.