Pescadores do Distrito de Maxixe potenciados em outras actividades rentáveis para reduzir sua dependência pelo mar

Data: 12/08/2021
Pescadores do Distrito de Maxixe potenciados em outras actividades rentáveis para reduzir sua dependência pelo mar

Vinte membros do Conselho Consultivo de Pesca – CCP da Unidade Residencial de Sahane, bairro Nhabanda, no Distrito de Maxixe, receberam no dia 02 de Julho de 2021, animais domésticos de pequeno porte e sementes agrícolas, numa iniciativa da Associação Ocean Revolution Moçambique, sedeada na Cidade de Inhambane, que actua na preservação da biodiversidade marinha. No total, foram 4 cabritos, 10 porcos, 8 patos e 275g de sementes entregues a estas famílias. 

Paralelamente, 25 pescadores estão em formação profissional, sendo 10 em governação de embarcação motorizada e 15 em diversos cursos oferecidos pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional – INEFP Inhambane. O objectivo é criar ao pescador outras fontes alternativas de rendimento, aliviando-o da dependência pelo mar.   

 A Exma. Maria do Céu Cumbana, Administradora do Distrito de Maxixe que procedeu a entrega, agradeceu a associação e apelou aos beneficiários para fazer valer a iniciativa de fomento pecuário para que outros pescadores sejam contemplados nos próximos tempos, fazendo com que a renda destes não seja exclusivamente a pesca. Terminando, usou da oportunidade para sensibilizar os residentes de Sahane sobre o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção contra covid-19.

Importa referir que, este projecto da Ocean Revolution Moçambique, promete abranger também os CCPs de Cuguana, Maxixe e Chicuque.