Maxixe desenha estratégias para redução de casos de Malária a nível do Distrito

Data: 09/06/2021
Maxixe desenha estratégias para redução de casos de Malária a nível do Distrito

No dia 03 de Junho de 2021, o Exmo. Senhor, Jorge Rafael Tinga, Administrador do Distrito de Maxixe, reuniu-se com os Directores das Unidades Sanitárias a nível do Distrito, com objectivo de traçar estratégias que visam reduzir os casos de Malária no distrito.

Este seguimento, surge da análise do relatório do Sector de Saúde, referente ao I Trimestre, do qual consta que durante o período em alusão, o Distrito notificou 11.286 casos de Malária contra 10.768 do igual período do ano anterior (2020), o correspondente a um crescimento de 4.8%. A subida, embora sem óbitos registados por causa desta doença, preocupa os dirigentes uma vez que, durante o ano anterior, o Distrito beneficiou-se de Pulverização Intradomiciliária e distribuição de redes mosquiteiras que são programas de prevenção contra a Malária.

Assim, como estratégias para reverter a situação, ficou deliberado como prioridades:

  • Realizar campanhas de sensibilização das comunidades, priorizando contactos interpessoais dos Técnicos;
  • Continuar a trabalhar com a Liderança da base, promovendo encontros com a população em Unidades Residenciais e Quarteirões, para difundir as medidas básicas de prevenção contra malária; 
  • Sensibilizar a comunidade para o uso correcto das redes mosquiteiras, evitando situações de desvios de aplicação deste material e;
  • Sensibilizar a população para aderir os próximos programas de Pulverização Intra-domiciliaria, esclarecendo que o fim último desta campanha é matar o mosquito causador da Malária. 

Vincando, o Exmo. Administrador referiu que a implementação destas estratégias seria possível com a elaboração e cumprimento do plano de acção por parte dos Comités de Saúde a nível das Unidades Sanitárias do Distrito.