Lançamento da Comemoração da Semana Internacional do Arquivo

Data: 08/06/2021
Lançamento da Comemoração da Semana Internacional do Arquivo

Os Arquivos constituem um instrumento importante para o País promover a valorização da sociedade na preservação da cultura de um povo, através de implementação do Sistema Nacional de Arquivo do Estado (SNAE). É neste contexto que no dia 07 de Junho de 2021, o Distrito de Maxixe foi honrado pela presença do Exmo. Senhor, Ricardo António Nhacuongue, Director do Gabinete de Sua. Excia., Secretária na Província de Inhambane que procedeu o Lançamento da Comemoração da Semana Internacional do Arquivo. 

O evento que tem como lema: “Empoderando os Arquivos”, teve lugar na instalação do Arquivo Intermédio, sita no bairro Eduardo Mondlane, onde estiveram presentes os Chefes das Secretarias dos Serviços Distritais e os respectivos Membros das Comissões de Avaliação de Documentos e Técnicos da Secretaria Distrital.

Dirigindo-se aos presentes, o Director do Gabinete fez perceber que o Lema eleito, desafia todos Sectores para adquirirem capacidades de classificar e organizar a informação para que a mesma seja disponível de forma fácil e célere sempre que for solicitada pelos interessados. Prosseguindo, frisou que a disponibilidade de informação do Estado sob tutela do arquivo, obedece procedimentos estabelecidos pela Lei, por isso, a formação dos funcionários em matéria do SNAE para garantir a classificação correcta dos documentos, elevando o nível de responsabilidade, evitando a existência de arquivos desorganizados que podem tornarem as instituições também desorganizadas.

De salientar que o Distrito programou diversas actividades que vão nortear a Semana Internacional do Arquivo com mais destaque para as visitas à Secretarias dos Serviços Distritais incluindo a do hospital Rural de Chicuque. As actividades terão o seu término no dia 9 de Junho, data de comemoração do Dia internacional do Arquivo.