Informação

Quatro distritos de Inhambane ainda sem livros

Data: 13/04/2017
Quatro distritos de Inhambane ainda sem livros

Segundo constatou na Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, que semana passada visitou Inhambane, a não distribuição deste importante material de ensino, deveu-se à alegada avaria da viatura usada pela direcção provincial de Educação e Desenvolvimento Humano para colocar o livro atempadamente nos distritos.

A lentidão que se verificou na colocação do livro escolar, bem como a proibição da sua utilização pelos alunos que já o receberam, preocuparam a titular do pelouro a nível do país, tendo orientado o sector a nível da província a concluir o processo da distribuição, bem assim ordenar a utilização pelos alunos que o possuem.
Segundo escreve hoje o Notícias”, Conceita Sortane disse, no encontro com o colectivo da direcção provincial, não perceber porque Inhambane, muito perto da capital do país, enfrenta dificuldades de distribuição do livro escolar do que as províncias do centro e norte que já ultrapassaram esta situação.
A governante pediu empenho e dinamismo de todos os profissionais da educação a todos os níveis, no sentido de canalizarem todos livros o mais urgente possível para garantir que o processo de ensino e aprendizagem decorra sem sobressaltos.
“Não armazenem o livro por favor, pois o livro é para os alunos, entreguem e digam aos alunos para usarem este livro e nada de esperar pelo segundo semestre”, apelou Conceita Sortane, prometendo, no entanto, averiguar minuciosamente as razões que ditaram o atraso da distribuição do livro.
Entretanto, a directora provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, Josefina Come, prometeu à ministra da Educação a retomada esta semana da colocação do livro nos distritos em falta.
Dados em poder do “Notícias” indicam que foram distribuídos na província de Inhambane até semana passada 34.600 pares de livros para a 1ª classe e 20 mil pares para a 2ª classe, respectivamente. 
(AIM)
FF
(AIM)