Informação

Para 2015 – 2019: Aprovada proposta de programa quinquenal

Data: 11/04/2017
Para 2015 – 2019: Aprovada proposta de programa quinquenal

O Conselho de Ministros, aprovou no dia 17 de Fevereiro, a proposta do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2015 – 2019, que reflete as prioridades para o desenvolvimento económico e social do país neste período. Para a sua implementação como programa, a proposta deverá ser submetida à aprovação pela Assembleia da República acompanhada do Plano Económico e Social (PES).

Por: Mavildo Pedro/Moçambique

 

A proposta de Programa Quinquenal do Governo aprovado, é o instrumento que o executivo fará uso para gestão do estado moçambicano nos próximos cinco anos, na sua agenda de governação apresentada no manifesto eleitoral do partido vencedor nas eleições de 15 de Outubro de 2014, a FRELIMO e o então candidato, Filipe Nyusi.

De acodo com a Vice-Ministra da economia e finanças, Amélia Nakhare, o Programa Quinquenal encontra-se assente em cinco pilares, que respondem as prioridades para o desenvolvimento económico, nomeadamente, a consolidação da unidade nacional, da paz e soberania;  desenvolvimento da capital humano e social; promoção do emprego, da productividade e competitividade; desenvolvimento de infra-estruturas económicas e sociais; e gestão sustentável e transparente dos recuros naturais e do ambiente.

Nakhare defendeu que para que haja um desenvolvimento económico e social, é necessário que a estabilidade esteja presente no país.

´´A particularidade do PQG para o período 2015-2019 reside no facto de ter uma visão holística e integrada, não apresentando uma visão por sector mas, uma visão por programa para alcance dos objectivos´´, disse a dirigente.

 

Na sua intervenção, a Vice-Ministra, referiu que o investimento na educação, emprego, agricultura, pesca , turismo e os sectores tradicionais são as prioridades para garantir que haja desenvolvimento económico e social, acrescentando que as estradas e pontes para o fluxo de pessoas e bens, bem como a expansão da energia para diversos distritos do país são elementos a ter em conta.