No âmbito do projecto estudante desenvolvendo o distrito: AEU capacita finalistas em Inhambane
A delegação da Associação dos Estudantes Universitários de Inhambane capacitou de 13 a 14 de Janeiro deste ano, 25 estudantes, incluindo alguns que estiveram no ano passado, para transmitir as suas experiências práticas adquiridas durante o seu contacto com o distrito, com o objectivo de formar estudantes universitários finalistas que vão participar da terceira fase do projecto do estudante desenvolvendo o distrito na província de Inhambane.
Por: Fulgêncio Chiziane / Boletim Informativo VUKANE. Edição: Nº. 76, Janeiro de 2015
Segundo o representante da agremiação dos estudantes em Inhambane, Paulo Simone Enoque, a associação com estas experiências do pré-profissionalismo visa promover no seio do estudante a cultura de desafio para vários aspectos relacionados com a sua área de formação.
Desta forma os estudantes irão ao terreno a partir de 15 de Janeiro até 20 de Fevereiro de 2015 onde estes têm a missão de transmitir o seu conhecimento estudantil e colher a experiência de prática junto das comunidades, segundo as necessidades do distrito, disse Enoque.
Enoque explicou que para a concretização dos projectos, que são da responsabilidade da associação, depende da colaboração dos distritos e da Direcção Provincial da Juventude e Desportos.
Acrescentou que a associação, na delegação de Inhambane, iniciou as suas actividades em 2008, com o lançamento do projecto “estudante desenvolvendo o distrito” com cerca de 45 estudantes na fase e na segunda que arrancou em 2010 a 2013, envolvendo 124 membros.
Nestas duas fases do projecto foram beneficiados no total cerca de 169 estudantes finalistas, dos quais seis conseguiram entrar no mercado de emprego. Este número empregue é considerado ainda insignificante, embora não possa espelhar a verdade, isto porque quando os jovens conseguem emprego no âmbito do projecto, poucos reportam, afirmou a nossa fonte.
Contudo, há um trabalho que está sendo feito que é de contacto permanente com os estudantes que se beneficiam destes estágios pré-profissionais, com vista a controlar e garantir a informação fiável dos que conseguem emprego ou implementam projectos neste âmbito.
De acordo com Enoque, para se beneficiar estágio pré-profissional o estudante em Inhambane deve inscrever-se na Direcção Provincial da Juventude e Desportos e em todas universidades do país, em Dezembro de cada ano.
Os resultados dos projectos pré-profissionais são encorajadores, pois já há tendência de subida de estudantes a necessitarem do estágio ano-após-ano, apesar de estar a enfrentar fraca aderência pelo lado dos responsáveis dos distritos em abrir as portas para responder a procura, referiu Enoque.
Esta prática visa quebrar a exigência de experiência profissional no âmbito de concursos públicos aos concorrentes na sua maioria estudantes universitários que acabam de graduar em diversas áreas de ensino.
A prioridade de selecção destes estudantes vai de acordo com a área de formação, que o distrito solícita em prol de melhor servir, priorizando o distrito como pólo de desenvolvimento e desta forma o estudante familiarizar-se com a realidade no terreno.