Informação

INHAMBANE CELEBRA O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE DEBAIXO DA COVID -19

Data: 02/07/2020
INHAMBANE CELEBRA O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE DEBAIXO DA COVID -19

Celebrou-se no passado dia 05 de Junho o Dia Mundial do Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, através da Resolução n.º 2994, de 15 de Dezembro, em Estocolmo, para servir de marco de abertura da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente, realizada de 5 a 16 de Junho de 1972.

Para este ano, a data celebrou se sob lema “Conserve a Biodiversidade, Garanta a Vida do Planeta Terra! ” O lema destaca a importância da biodiversidade para a vida na Terra e recomenda a adopção de melhores políticas governamentais para a conservação da diversidade biológica.

As celebrações do dia mundial do ambiente deste ano coincidem com a eclosão da pandemia do COVID19, facto que concorreu para a reprogramação das actividades previamente identificadas, que incluíam a realização de concursos, jornadas de limpeza, plantio de árvores, palestras, debates, exposições fotográficas, visitas a áreas de conservação, entre outras.

Na província de Inhambane as actividades  centrais tiveram lugar no Municipio de Inhambane e foram marcadas pela realização de plantio de árvores nas principais vias de acesso da urbe e na orla marítima da baía do mesmo nome, assim como realização de debates radiofónicos e televisivos sobre principais realizações do Governo na componente ambiental e contaram com o envolvimento de funciánarios e população em geral.

Trata se duma actividade que visa dinamizar acções educativas com vista a melhoria da qualidade do ambiente e de vida dos cidadãos, através de campanhas de educação e sensibilização ambiental.

Para a ssegurar a preservação da biodiversidade, aProvíncia de Inhambane  conta com três Áreas de Conservação, nomeadamente: Parque Nacional de Zinave no distrito de Mabote, Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto nos distritos de Vilankulo e Inhassoro e a Reserva Nacional de Pomene no distrito de Massinga.

 Nesta data, o sector do ambiente fez um balanço das acções de preservação do ambiente durante os últimos 5 anos, com destaque ao repovoamento de 1.742 novos animais translocados de diferentes parques internacionais e a formação de fiscais e comités de gestão de recursos naturais para a fiscalização comunitária dos mesmos, para além da construção e melhoramento de infraestruturas básicas. Ainda neste período o sector alocou  6.879.104,82Mt(Seis milhões oitocentos setenta nove mil cento quatro Meticais oitenta e dois Centavos) resultante das taxas de comparticipação dos 20% da exploração dos recursos naturais às comunidades residentes nos Parques Nacionais do Arquipélago do Bazaruto (Inhassoro e Vilankulo) e Zinave (Mabote).

 Outrossim, a província reflorestou cerca de 551.13 Hectares e conta  com 133 operadores em regime de licença Simples para exploração de  madeira em toro, lenha,  carvão vegetal e estacas. Destaca se ainda a elaboração de planos de ordenamento territorial e de adaptaçãoàs mudanças climáticas, avaliação de impacto ambiental  e a atribuição de títulos de Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT) no âmbito do Programa Terra Segura, esta última que eentregou cerca de 79.913 DUATs às comunidades para melhor gestão dos recursos naturais e evitar conflitos de terra.

 A semana do ambiente culminou com a celebração do Dia Mundial de Combate à Seca e Desertificação a 17 de Junho  na povoação de Panga, localidade de Malaia, Posto Administrativo Sede, no distrito de Morrumbene, sob lema, “Produção e Consumo Sustentáveis Para Alimentação Saudável”. Nesta data foi reforçada a necessidade de preservaçada da biodiversidade por forma a reduzir a degradação dos solos e reduzir os efeitos negativos das mudancas climáticas.