Informação

GOVERNADOR DE INHAMBANE ENALTECE IDEAIS DE EDUARDO MONDLANE

Data: 05/02/2019
GOVERNADOR DE INHAMBANE ENALTECE IDEAIS DE EDUARDO MONDLANE

O Governador da Província de Inhambane Daniel Chapo, enaltece os ideais de Eduardo Mondlane e apela a valorização dos mesmos no sentido de imortalizar o arquiteto  da unidade nacional.

Daniel Chapo falava na manhã deste Domingo na praça dos Heróis Nacionais em Inhambane nas cerimônias de celebração da passagem dos 50 anos da morte do fundador da Frente de Libertação de Moçambique que lutou para que o país estivesse livre do jugo colonial portugues.

Na ocasião foram condecorados dez personalidades que se destacaram no desenvolvimento do país, a destacar Sebastião Matimula antigo colega de Mondlane na sua passagem pela missão de Cambine onde frequentou o curso de agricultura.

De acordo com Matimula, é de louvar a condecoração pelo Governo de Moçambique " sinto-me muito orgulhoso como se estivesse naquele ano que Eduardo Mondlane chegou a Cambine no distrito de Morrumbene, encontrou-nos jovens e começou a nos ensinar como podiamos lutar para que Moçambique conquistasse a independência nacional", explicou Sebastião Matimula.

Para além de Sebastião Matimula, foram igualmente condecorados Pe Ezio Lorenzo Bono com medalhas Bagamoyo; Júlia Luis Chaúque com medalha Nachingwea; Anibal Miguel com medalha de mérito da Ciência e tecnologia e Seis veteranos da luta de libertação nacionais Hassane Sinosse, Contozão Laene Caixão, Glória João Dalimone, Joaquina Oreste Silya, José Fernando Macedo Murripa e Oliveira David Dimbane com a medalha Veterano da Luta de