Informação

Cuba estreita laços de cooperação com Inhambane

Data: 05/03/2018
Cuba estreita laços de cooperação com Inhambane

O embaixador de Cuba em Moçambique Pavelo Hernández diz que Inhambane é mesmo terra de boa gente. Não é falácia mas sim verdadeiramente hospitaleira.

O embaixador falava na manhã da passada quarta-feira(27 de Fevereiro de 2018), depois de ser recebido pelo Governador da Província, com objectivo de estreitar laços de amizade entre aquele país e a província Inhambane.

"Estamos aqui em Inhambane, está que é a nossa primeira visita às províncias depois da nossa apresentação ao Presidente da República Filipe Nyusi, saímos de Maputo para Inhambane com intuito de estreitarmos os laços de amizade que já vem desde os nossos antepassados, falo-vos dos Presidentes Fidel Castro e Samora Machel", disse o embaixador.

Cuba, como é sabido sempre cooperou com Moçambique desde os tempos remotos, mas na área de Educação e Saúde, mas para agora, "queremos alargar a cooperação para as áreas da Cultura e Turismo, Pesca e Agricultura", acrescentou Hernández.

Por sua vez, Daniel Chapo Governador da Província de Inhambane, disse que Cuba é um país irmão, razão pela qual depois que o Presidente da República Filipe Nyusi visitou aquele país irmão e deixou orientações claras que Inhambane e Havana cooperassem na área de Cultura e Turismo, "razão pela qual em 2017 enviamos a Timbila para o Museu de artes culturais de Havana", avançou o governante.

Em Inhambane, para além das visitas que o embaixador está a efectuar aos locais históricos dos distritos Vilankulo, Inhassoro e Maxixe, vai manter encontros separados com médicos e professores Cubanos, e antigos estudantes de Cuba residentes na Província de Inhambane.