Produção do pepino para reduzir o défice no fornecimento do produto no mercado local

Data: 23/04/2021
Produção do pepino para reduzir o défice no fornecimento do produto no mercado local

Com o objectivo de acompanhar o trabalho que está sendo feito pelos agricultores nas Baixas do Distrito de Maxixe, o Excelentíssimo Senhor Jorge Rafael Tinga, Administrador do Distrito de Maxixe, visitou no dia 17 de Março de 2021, os blocos 1, 2 e 3 da Baixa de Macuamene, uma das principais baixas na produção de hortícolas, actividade eleita “Bandeira do Distrito”.   

Durante a visita, o dirigente inteirou-se da situação vivida pelos agricultores da baixa após as enxurradas que se fizeram sentir no final do mês de Fevereiro e Março. Foi notável a abertura de valas de drenagem para o escoamento das águas e preparação do terreno para o transplante. Foi neste âmbito que escalou a estufa de produção do senhor Nelson Uetimane, um jovem empreendedor na área de agricultura.

Para a implementação do projecto, que já é uma realidade na baixa de Macuamene, contou com o apoio do Governo do Distrito que desembolsou o Fundo do Desenvolvimento Distrital “FDD”. A estufa abrange uma área de 1.250m2 e conta com um furo de água acoplado a um sistema de irrigação movido por um gerador de corrente eléctrica. É nesta área que está lançado o pepino, uma cultura que tem como mercado de comercialização, a cidade de Maxixe e Distritos circunvizinhos.

Interagindo com o agricultor e os demais presentes, o Administrador do Distrito incentivou o jovem para continuar a trabalhar tendo como foco o aumento da sua área de produção, introduzindo outras culturas como tomate e batata-reno, uma vez que o Distrito ainda ressente-se do défice destes produtos no mercado local, ficando dependente dos produtores das Províncias de Gaza e Maputo, sobretudo no período de pico.