Informação

Reduzem casos de criminalidade em Inhambane

Data: 04/08/2017
Reduzem casos de criminalidade em Inhambane

A informação foi avançada por Daniel Chapo Governador da Província de Inhambane a margem do XIV Conselho Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) naquela parcela do país.

Segundo o governante que saudou a corporação pelos resultados alcançados na prevenção e combate ao crime durante o primeiro semestre que findou.

“Saudamos a PRM ao nível da nossa província por ter registado e controlado 140 casos de criminalidade contra 210 de igual período do ano passado, o que representa uma redução em 70 ocorrências, visto que deste universo foram esclarecidos 121 crimes, correspondentes a 86,4 por cento de operactividade policial contra 85,7 por cento referente ao igual período do ano passado”, saudou o Governador. 

Igualmente, a PRM registou redução de casos de sinistralidade rodoviária de 45 registados no primeiro semestre do ano passado para 42 em 2017, para este caso, o Governador de Inhambane desafiou a corporação intensificar a fiscalização.

“Desafiamos a nossa corporação a intensificar medidas em curso de modo a reduzir a perigosidade dos sinistros, falamos especificamente dos óbitos decorrentes dos acidentes de viação cujas causas podem ser eliminadas, minimizando deste modo o seu impacto na vida da nossa população”, desafiou Daniel Chapo.

De acordo com Daniel Chapo, a província de Inhambane, registou no ano passado 15 casos de suicídio, e para este semestre baixou para 12, o que para o governante, o envolvimento de todos é necessário para a prevenção de casos do género.

 “Instamos o envolvimento de todos para a prevenção dos suicídios, cujas causas maioritariamente relacionam-se com problemas familiares e apelamos igualmente a todos sectores da nossa sociedade, em particular dos líderes comunitários e religiosos na sensibilização dos cidadãos”, apelou o Governador Chapo.

No período em referência, a PRM neutralizou Duas quadrilhas e deteve Seis indiciados que se envolveram no cometimento de roubos, furtos, homicídios e outros tipos legais de crime e em conexão com os mesmos foram apreendidas Três armas de fogo de fabrico industrial.

Para Daniel Chapo, é de louvar o papel da policia e saudou por estas e outras realizações com destaque para o recente caso de rapto do empresário na cidade da Maxixe.

“Saudamos a recente intervenção que culminou com o resgate de um Empresário raptado na Cidade da Maxixe e na apreensão de 02 viaturas usadas para a facilitação do crime e encorajamos a corporação a não desistir enquanto os meliantes não estiverem na barra da justiça”, encorajou o chefe do executivo de Inhambane.

Num outro desenvolvimento, Daniel Chapo exortou a PRM maior rigor e prontidão com vista ao alcance de resultados positivos, maior dinamismo nas acções de prevenção e combate a criminalidade com vista a assegurar um ambiente seguro para a materialização das acções que visam o desenvolvimento sustentável quer económico quer social da Província de Inhambane.

Por seu turno, Joaquim Nido Comandante Provincial da PRM, disse que as instruções e recomendações deixadas pelo Governador da província serão reflectidas e incorporadas nos planos de trabalho nos diferentes níveis daquela corporação.

“Iremos dedicar com muita bravura o cumprimento das ordens e instruções superiormente emanadas, de modo a consolidarmos os resultados alcançados nos primeiros 06 meses e melhorar cada vez mais o índice da nossa prestação”, frizou Joaquim Nido.

O XIV Conselho Provincial da PRM decorreu sob lema: "PRM, 42 anos prevenindo e combatendo o crime, acidentes de viação, promovendo um ambiente sustentável para atracção de investimentos em Inhambane".