Informação

Província de Inhambane premiada como “MELHOR PROVÍNCIA EXPOSITORA” na 53ª Edição da Feira Internacional de Maputo-FACIM 2017.

Data: 21/09/2017
Província de Inhambane premiada como “MELHOR PROVÍNCIA EXPOSITORA” na 53ª Edição da Feira Internacional de Maputo-FACIM 2017.

A Província de Inhambane participou de 28 de Agosto à 03 de Setembro do ano corrente na Feira Internacional de Maputo-FACIM 2017, com cerca de 50 expositores provenientes dos 14 distritos da Província enquadrados nos vários sectores de actividade,

e com uma equipe técnica multissectorial composta por técnicos, acompanhados pelos respectivos senhores Directores/Delegados das Direcções Provinciais da Indústria e Comércio; Agricultura e Segurança Alimentar, Cultura e Turismo; Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Recursos Minerais e Energia, Mar, Águas Interiores e Pescas; Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações e Balcão de Atendimento Único.

A Provincia de Inhambane participou nesta 53ª Edição da FACIM, com vista à busca de investimentos, com destaque para o sector da agricultura e agro-processamento de fruta e vegetais, cultura e turismo, pescas, indústria e comércio, ciência e tecnologia, recursos minerais, entre outros relevantes; Expansão do mercado de produtos e serviços; e busca de parcerias e de novas tecnologias.

No decurso da FACIM, foi realizado o Workshop Regional Sul, que foi marcado pela apresentação das potencialidades e oportunidades de investimento das 4 províncias que compõem a região sul do país, sendo; Província de Inhambane, Província de Gaza, Maputo Cidade e Província de Maputo. De referir que, este Workshop foi orientado pelos respectivos Senhores Governadores das províncias acima referidas e contou com a presença de investidores nacionais e estrangeiros. Na sequência, Daniel Chapo, Governador da Provincia de Inhambane, exortou a todos investidores nacionais e estrangeiros a direccionarem os seus investimentos para Inhambane, por existir um bom ambiente para o desenvolvimento e exploração das potencialidades existentes através dos vários projectos em carteira que Província possui.

Após o Workshop, foi servido um cocktail dos pratos típicos das províncias da região sul, sendo que a Província de Inhambane evidenciou-se com a sua rica gastronomia que era composta por matapa com caranguejo, caril de amendoim feito com frango e outro com peixe de, xiguinha de cacana, bolos e biscoitos de sura, bolos de mandioca, torradas de bolos, sura doce, licor de malambe, sumos de laranja, tangerina e caju, lifete, entre outras iguarias.

Nesta 53ª Edição da FACIM, houve registo de interesses para exploração das potencialidades existentes na província, manifestados pelos empresários nacionais, bem como estrangeiros, que resultaram na vontade de estabelecimento de parcerias de negócios em relação aos produtos expostos, com destaque para as empresas; Limpopo Agrícola e Desenvolvimento Limitada, Construções CCM Limitada, Mozgift Limitada, que mostraram interesse para investimento na agricultura e agro-processamento, exploração e perfuração de calcário, exploração de ágatas, sendo que as duas primeiras já apresentaram as suas cartas de manifestação de interesse.

Por outro lado, os expositores da província firmaram parcerias com vários interessados para aquisição e posterior comercialização dos seus produtos, como é o caso da empresa Guano Fertilizantes, sediada em Inhassoro, que firmou parceria para o fornecimento de 4 toneladas de guano.

No que se refere às premiações, das onze províncias participantes no evento, a Província de Inhambane conquistou o 1º LUGAR na categoria de “MELHOR PROVÍNCIA EXPOSITORA” tendo-lhe sido atribuída um troféu e um certificado. Ainda nesta senda, a província destacou-se com a premiação da Empresa Saboeira de Inhambane, na categoria única de “EMPRESA INOVAÇÃO E REVELAÇÃO”.

Ao longo da FACIM, o Stand da Província de Inhambane foi amplamente visitado, tendo igualmente recebido visitas de altas individualidades, com destaque para o Presidente da República, o Primeiro-ministro, Ministro e Vice-Ministro da Indústria e Comércio, o Ministro e o Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Ministro da Cultura e Turismo, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Governadores das Províncias de Inhambane e Maputo, 1º Vice-Presidente da Assembleia da República, Inspectora-geral da INAE, entre outras individualidades.

De forma geral, a participação da Província de Inhambane nesta 53ª Edição da FACIM-2017 foi positiva, pois possibilitou a divulgação das potencialidades e oportunidades de investimento na província por forma a atrair mais investidores para as diferentes áreas; os expositores da província firmaram parcerias com vários interessados para aquisição e posterior comercialização dos seus produtos; e houve descoberta de novos mercados, com particular para o indiano através da manifestação de interesse para investimento, com enfoque para a agricultura e agro-processamento.