Informação

Muher Rural pede acesso a terra ao Governo de Moçambique

Data: 17/10/2017
Muher Rural pede acesso a terra ao Governo de Moçambique

A mulher rural pediu neste domingo ao Governo de Moçambique através da esposa do Presidente da República, acesso a terra para implementação dos seus projectos. 

O pedido foi manifestada por Florinda Isaias representante da mulher rural em Moçambique, que a mulher rural não quer tanto do governo,  apenas quer que lhe seja dada terra para trabalhar, terra para fazer a sua machamba,  para implantar projectos que vão lhe tirar da pobreza.

Florinda Isaias, falava neste Domingo no posto Administrativo de Cumbana, distrito de Jangamo, província de Inhambane onde foram comemoradas as cerimónias centrais do dia mundial da mulher rural.

Segundo a representante das mulheres rurais em Moçambique, esta camada social tem se empenhado no cultivo da terra através da agricultura familiar, criação de peixe, o que segundo Florinda Isaias contribui significativamente para soberania e segurança alimentar e nutricional, condição fundamental para um Moçambique livre de fome, saudável e com paz.

Isaura Nyusi, reconhecendo as dificuldades que a mulher enfrenta no acesso à terra, aos meios de produção, ao mercado, ao crédito aliado a actos de violência doméstica,  principalmente a violência praticada contra mulher e a rapariga, o que constituem barreiras para a plena participação da mulher no desenvolvimento do país.

"Com esta realidade desafiadora, realidade social prova que, tal como ontem, a bravura da mulher moçambicana continua imprescindível na luta pela estabilidade sócio-económica do país”, disse Isaura Nyusi.

Com esta realidade, a esposa do Presidente da República, disse que é necessário empoderar cada vez mais a mulher, para que, além de trabalhar a terra, participe também na tomada de decisões sobre as melhores formas de estar nesta actividade, com vista a tornar a agricultura uma área ao serviço da mulher e de todos.

O Governo da República de Moçambique prioriza a emancipação da mulher, assumindo que homens e mulheres possuem direitos e oportunidades iguais, disse a esposa do Presidente da República Isaura Nyusi.

 

A primeira dama, encoraja os diferentes parceiros, que tem desenvolvido esforços através de variadas formas que visam o empoderamento económico da mulher e rapariga, neste caso, a esposa do presidente, destacou a intervenção do Banco Africano de Desenvolvimento que vem se notabilizando neste aspecto

“Estamos cientes de que o acesso e controlo aos recursos produtivos e gozo dos direitos humanos das mulheres, não serão nunca alcançados, enquanto permanecerem práticas sociais e mentalidades retrógradas, que colocam a mulher numa situação de subordinação e submissão”, finalizou Isaura Nyusi.

O Governador da Província de Inhambane Daniel Chapo, reiterou que o Governo de Moçambique está preocupado com a situação da mulher, por isso, nas actividades do executivo sempre a mulher está em primeiro.

“A dias, estivemos no distrito de Inhassoro onde distribuídos mais de 4 mil títulos de uso e aproveitamento de terra, deste universo, cerca de 80 porcento era constituído por mulheres que irão usar as suas parcelas de terra para a prática de agricultura familiar e habitação”, explicou Daniel Chapo.

Para além do dia mundial da mulher rural, neste Domingo assinalou-se igualmente o dia Internacional da Bengala Branca sob lema _"Com a Bengala Branca, Iluminando o Caminho Rumo a Inclusão Efectiva".

No acto, a esposa do Presidente da República ofereceu cerca de 30 bengalas brancas a igual número de portadores de deficiência visual em Inhambane.