Informação

Inhambane esta firme rumo ao desenvolvimento económico apesar dos fenómenos naturais, Filipe Nyusi Presidente da República

Data: 11/07/2017
Inhambane esta firme rumo ao desenvolvimento económico apesar dos fenómenos naturais, Filipe Nyusi Presidente da República

O Presidente da República Filipe Nyusi, disse a dias na província de Inhambane que apesar dos fenómenos naturais que assolaram aquela parcela do país, está num bom caminho rumo ao desenvolvimento sócio-economico.

"Inhambane está no bom caminho, tem gestores motivados, com criatividade, eles não são símples intermediários para levar recados e preocupações da população ao Governo central, mas sim com muitas iniciativas que vão ajudar o Governo a resolver os problemas da população”, referiu Filipe Nyusi.

O Chefe do Estado proferiu estas palavras numa comunicação com a imprensa que acompanha a sua visita de três dias a província de Inhambane.

Na província de Inhambane, Filipe Nyusi escalou os distritos de Zavala, Panda, Mabote e Morrumbene, onde manteve encontros com o Governo local, com a população através de comícios populares, procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção do Instituto Superiror Politécnico de Tecnologias marinhas e pescas, orientou a cerimónia de abertura da feira nacional de raízes e tubérculos, visitou um campo de produção de comida, procedeu a inauguração de uma agencia bancária em Mabote, um sistema de abastecimento de água e reinaugurou a fabrica de processamento de frutas em Morrumebene.

Nos comícios populares, o chefe de Estado, instou a população a pautar pelo consumo de produtos nacionais.

“Temos que produzir e consumir produtos nacionais, com isso, temos que aumentar as nossas áreas de produção, para conseguirmos ultrapassar as vicissitudes da vida, o nosso tomate, a batata-doce, a tangerina, a laranja, a nossa couve, repolho e alface, o nosso inhame, madumbe e outros produtos, estes sim são nutritivos”, disse o Presidente da República.

Num outro desenvolvimento Filipe Nyusi istou as mulheres na qualidade de mães para mandar os filhos as escolas.

“Quero-vos pedir coisa muito importante, vos peço que mandem as crianças para a escola, porque vocês conseguem incutir esse dom de estudar a criança desde pequena para puder estudar, só com a escolarização das crianças é que teremos um Moçambique melhor” disse o Presidente da República, dirigindo-se as mulheres da província de Inhambane.

Inhambane alcançou uma produção global na ordem de 54 por cento

Por sua vez, Daniel Chapo Governador de Inhambane disse que a província de Inhambane alcançou durante o primeiro semestre de 2017 uma produção global de 54,1%.

O desempenho da Província durante o 1º Semestre, visto em termos de produção global atingida foi de 9.094,23 milhões de meticais, correspondentes a 54,1% de cumprimento do Plano e um crescimento na ordem de 12,2%.

Esta informação foi avançada pelo Governador da Província de Inhambane Daniel Francisco Chapo num informe apresentado ao chefe do Estado.

Daniel Chapo disse que contribuiu para o alcance desta percentagem, a produção de pouco mais de 2.218.962 toneladas de culturas diversas, ou seja 77,87 por cento,  17.236,1 toneladas de pescado diverso.

A produção piscícola obtida na província durante o período em referência, segundo Daniel Chapo foi de 112,0 toneladas, das quais 0,82 tonelada proveniente da piscicultura comercial e 111,2 toneladas da piscicultura de pequena escala (familiar).

Esta produção corresponde a uma execução de 22% e um crescimento de 536 % quando comparado ao igual período de 2016.

“Construimos  183 tanques piscícola terra e  100 tanques rede, com área de 54.900 m2, de um plano de abertura de 120 tanques terra e 140 tanques redes, o que corresponde a uma execução de 100% e 71,4%, ao que observamos umcrescimento de 100%  para as duas componentes”, referiu Daniel Chapo.

De acordo com o Governador de Inhambane, quanto ao povoamento dos tanques, a Província durante o período, povoou 285 tanques terra e 101 tanques redes com cerca de 601.100 alevinos melhorados, dos 2.049.890 alevinos produzidos, que correspondem a uma execução de 73% e 72,1% respectivamente.

Comercialização agrícola, carne, pescado e seus derivados

 

De acordo com o cehefe do executivo de Inhambane, no período em análise, foram comercializadas 798.69 toneladas de produtos diversos, tais como cereais, leguminosas, tubérculos, hortícolas, fruta e algodão, o que corresponde a 46,5% de realização.

Igualmente na componente de produção de carnes e seus derivados, Daniel Chapo disse que foram comercializadas 579,48 toneladas, correspondente a uma execução de 53,1% do plano e um crescimento de 6,5 se comparado com igual período passado.

Turismo

A produção dos serviços de alojamento e restauração no período em análise, segundo o governante, foi de 486,61 mil meticais o que representa a um crescimento de 52,4%.

“Esta evolução positiva apesar da destruição de algumas instâncias turísticas pela passagem do ciclone DINEO, a Província de Inhambane continua a ser o destino preferencial dos turistas nacionais e estrangeiros, ao que registamos durante o período uma entrada de 189.352 turistas dentre nacionais e estrangeiros”, avançou Daniel Chapo.

Educação

Falando na componente de educação, o Governador de Inhambane, destacou a abertura de novas escolas dentre primária e secundária.

“Destacamos a abertura de 11 Escolas Primárias, 06 Secundárias, igualmente indroduzimos 04 estabelecimento primários do EP1 para EP2 e 11ª classe em 4 escolas secundárias em 1 escola secundária do 1º ciclo. Estas acções culminaram com o alargamento da rede escolar em 2,0%”, destacou Daniel Chapo.

Ainda no sector da educação, de acordo com o Governador de Inhambane,  507 novos docentes foram contratados ao nível dos Distritos, sendo 420 para o Ensino Primário, 87 para o Ensino Secundário, representando 100% da realização do plano.

“Queremos aqui, informar que no âmbito da reconstrução de salas de aula pós calamidades, depois do impacto das chuvas e ventos fortes que fustigaram a nossa Província e do Ciclone DIENO, identificamos 2.222 salas de aula destruídas, 307 blocos administrativos, 323 residências, 14 camaratas, 526 blocos sanitários, 13 muros de vedação e 4 edifícios dos serviços distritais de educação juventude e tecnologias em 11 distritos”, informou o Governador de Inhambane.

 

Saúde

No âmbito da expansão do acesso e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, Daniel Chapo disse que a Província conta com 135 Unidade Sanitárias em funcionamento das 133 existentes até ao igual período 2016, representando um crescimento de 2% sendo um Hospital Provincial, dois Hospitais Rurais, dois Hospitais Distritais, 19 Centros de Saúde tipo I, 102 Centros de Saúde tipo II e nove Postos de Saúde, e o raio teórico é de 12km.

 

Relativamente ao apoio psicossocial a pessoas vítimas de violência, foram atendidas 255 pessoas, das quais 117 mulheres, o que corresponde a uma realização de 39,5% das 646 planificadas.

 

Abastecimento de água

Com vista ao aumento da provisão e acesso aos serviços de abastecimento de água rural, a província construíu 25 novos furos de água dos 88 planificados, correspondente a uma execução 23 porcento.

 

Para a operacionalização das fontes água dispersas, do total de 2.121 existentes em toda Província, cerca de 1.837 estão operacionais e 284 avariadas, sendo que, dos 239 Sistemas de Abastecimento de Agua Rural existentes, 210 é que estão operacionais e 29 encontram-se avariados.

 

No período em analise a Província de Inhambane construíu dois Sistemas de Abastecimento de Água no distrito de Panda e concluídas as obras de reabilitação de 2 SAAs das Vilas sede de Jangamo e Morrumbene e feita entrega provisória das obras, transformados 11 Furos de Bombas Manuais em SAAs Painéis Solares nos Distritos de Zavala (2), Inharrime (1), Mabote (1), Massinga (1), Homoíne (1) e Govuro (5) e em curso reabilitações dos SAA nas Vilas Sedes de Homoíne e Mabote.