Informação

INHAMBANE RECEBE MONITORIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR

Data: 05/02/2019
INHAMBANE RECEBE MONITORIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR

Uma brigada Central liderada por Américo da Conceição, Director Nacional de Veterinária está de visita à Província de Inhambane de 31 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2019, no âmbito da monitoria da campanha agrária 2018/2019.

Na sua chegada à Inhambane, o Director Nacional da Veterinária reuniu com os membros do Conselho Consultivo da Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, tendo explicado os objectivos da visita. Nesta reunião, foi apresentado o ponto de situação da campanha.

Inhambane, planificou 537.735,5 hectares com uma previsão de produzir 3.140.021,6 toneladas representando um crescimento de 6,1%, em relação a campanha 2017/2018. Foram aprovisionadas 11,01 toneladas de semente de milho, arroz, mapira e feijão nhemba para a produção de alimentos.

Foram perdidos 430 hectares, sobretudo nas baixas, devido ao excesso de chuva que se registou na segunda década de Janeiro.

Em 2018, os efectivos pecuarios registaram um crescimento assinalável em relação a 2017, mercê da melhoria da assistência técnica em maneio alimentar e reprodutivo aos criadores e aos projectos de investimento privado de criação de suínos e caprinos, colocando assim a Província na posição número em dois em relação ao efectivo de gado bovino com cerca de 362.664 animais.

Ainda no âmbito da monitoria da campanha, serão escalados os distritos de Massinga e Inhassoro, onde estão previstas visitas a produtores e criadores do sector familiar e privado, bem como a realização de um encontro no distrito de Inhassoro, com os criadores de gado da região norte da Província (Vilankulo, Inhassoro e Govuro).