Informação

Comemorações dos 42 anos de Indepenência Nacional

Data: 28/06/2017
Comemorações dos 42 anos de Indepenência Nacional

“Os 42 anos da independência nacional, devem ser vistos como momento de reflexão para o desenvolvimento da nação moçambicana” - Daniel Francisco Chapo.

O Governador de Inhambane Daniel Chapo, instou a comunidade para encarar os 42 anos da independência nacional como um longo momento de reflexão para o desenvolvimento do país.

O governante falava à margem das comemorações do dia da independência nacional.

Na ocasião, Daniel Chapo, saudou a todos arquitectos da conquista da independência nacional.

"Por isso gostaria mais uma vez de saudar vivamente a todos os arquitectos desta tão importante conquista política do povo moçambicano, pela forma decisiva como ao longo destes anos tem sabido valorizar a independência, com acções concretas, defendendo e consolidando a Unidade Nacional, a soberania, a integridade, a nossa auto-estima, o combate a fome, a criminalidade, a droga, a corrupção, as doenças endémicas e todos os factores que contribuem para a pobreza, em prol do bem-estar social de todos os moçambicanos no geral e da população da nossa Província em particular", saudou Daniel Chapo.

Para se lograr vitórias, segundo Daniel Chapo, passam pela consolidação da libertação nacional, da defesa da independência e integridade territorial, necessitando desta forma da unidade de todos e da acção conjugada.

Só com a união de todos, é que se conseguirá vencer as calamidades naturais, a pobreza, as doenças endémicas, a corrupção, o nepotismo a burocracia, e a crise económica em que o pais esta a atravessar.

"Por isso, esperamos que cada um de nós na qualidade de patriota, difunda os ideais dos jovens de 25 de Setembro que hipotecaram a sua vida com coragem, determinação, bravura, e hoje estamos independentes e donos do nosso destino", avançou o governante.

No acto, Daniel Chapo, comunicou aos presentes na cerimónia solene alusiva a comemoração dos 42 anos da Independência, que teve lugar na cidade de Inhambane nos dias 15 e 16 de Junho corrente, a Conferencia de Investimentos.

A conferência de investimos segundo a visão do Governador, conseguiu atingir os objectivos aspirados, ao terminar com os compromissos firmados para os seguintes  projectos.

"Conseguimos atingir os objectivos pela qual fizemos esta conferência, ao firmarmos compromissos na produção e processamento da castanha de caju em Massinga; Projecto de pesquisa de areias pesadas em Jangamo e Inharrime; a construção e exploração de uma clínica na Cidade da Maxixe dentre outros projectos", disse Daniel Chapo.

Os outros projectos que mereceram destaque do Governador da Província é a construção da Estrada N222 (Mapinhane – Pafuri), desenvolvimento da actividade agro-pecuária no Distrito de Panda; Reabilitação e Ampliação da estrada Lindela-Inhambane, Inhambane-Tofo, incluindo Barra; assim como Produção e Processamento de Arroz e Feijão Boer.

Avaliados estes projectos todos, somam um valor de cerca de 1,5 Biliões de dólares Americano.

De acordo com o Governador Nos próximos momentos, a atenção será virada na monitoria desses projectos para garantir a sua implementação no mais curto espaço de tempo possível.