Informação

Bancarização na zona rural irá impulsionar desenvolvimento

Data: 13/06/2017
Bancarização na zona rural irá impulsionar desenvolvimento

Com a entrada de uma agência bancária no distrito de Panda dentro em breve, irá galvanizar o desenvolvimento na zona rural.

A pretensão é do Governador da Província de Inhambane que falava no distrito de Panda, referindo-se a construção de uma agência bancária quase na fase final.   

Daniel Chapo disse a população do distrito que o Governo em Parceira com a banca, no âmbito da iniciativa presidencial “um distrito um banco”, está em curso a construção de um banco que vai entrar em funcionamento dentro em breve.

Com início do funcionamento da agência bancária em Panda, pouco mais de 50 mil pessoas dentre funcionários públicos e agentes económicos deixaram de percorrer longas distâncias para obter serviços bancários.

“Tal como fizemos em Mabote, e agora estamos a construir aqui no distrito de Panda um banco, o que vai totalizar dois bancos em dois distritos, que vem através da inciativa presidencial Um distrito, Um banco, então o nosso Governo em parceria com as instituições bancárias que são nossos parceiros, já estamos a trazer no distrito os bancos”, disse Daniel Chapo.

O Governador de Inhambane, referiu que, com o banco em Panda e Mabote, as populações vão ter onde guardar o seu dinheiro, assim como poderão levantar sem que pelo menos gaste dinheiro de chapa ou transporte de passageiro, tal como acontece actualmente.

A população dos distritos de Panda, Mabote e Funhalouro para obterem serviços bancários deviam percorrer pouco mais de 200km ou mais para os distritos vizinhos, só para ir consultar o seu saldo na conta.

“No ano passado quando viemos aqui a Panda, vocês nos pediram um banco, porque para depositar ou levantar dinheiro deviam ir a Inharrime ou tinham que ir a Homoine, esse sofrimento esta a acabar, já começamos a construir um banco aqui em Panda, e terminamos a construção de outra agência em Mabote”, informou Daniel Chapo.

Para o Governador de Inhambane, com essas duas agências em funcionamento no distrito de Mabote e em construção em Panda, resta o distrito de Funhalouro para ter um banco de modo a completar o ciclo dos distritos com os serviços bancários.