Informação

Aumenta o número de casa de espera para mulher grávida em Inhambane

Data: 04/08/2017
Aumenta o número de casa de espera para mulher grávida em Inhambane

Na Província de Inhambane aumenta o número de casa de espera para mulher grávida, com a inauguração na última sexta-feira no hospital rural de Chicuque na Cidade de Maxixe.

Com a inauguração desta casa de espera do Hospital Rural de Chicuque Inhambane passa a contar com 103 casas de espera para mulher grávida, sendo 13 destas de material local e 37 de material convencional, 51 de material misto.

Igualmente, estão em curso as obras de construção do Hospital Provincial na Maxixe, do Hospital Distrital em Massinga e 9 novos centros de saúde do tipo II, sendo Vilankulo (4), Massinga (1), Maxixe (2) e Cidade de Inhambane (1) , Zavala (1). 

Na sua intervenção Daniel Chapo Governador da Província, referiu que a estratégia de casa-de-espera para mulher grávida constitui mais um instrumento que visa a melhoria da saúde da mulher e da criança.

“Vários estudos sobre a mortalidade materna nos países em desenvolvimento mostram que tornar a gravidez e o parto seguros significa que cada mulher deve ter acesso a cuidados contínuos que incluem o manejo apropriado da gravidez, parto e puerpério, e ao acesso a cuidados obstétricos de emergência de qualidade quando surgem as complicações obstétricas”, referiu Daniel Chapo.

Segundo Daniel Chapo, a casa-de-espera constitui uma intervenção de baixo custo quando comparada com a sua efectividade, uma vez que permite que as mulheres mais desfavorecidas possam por um lado, aguardar o seu parto perto de uma unidade sanitária com capacidade de monitorar a evolução no final da gravidez.

De acordo com o Governador da Província de Inhambane, tem se registado avanços significados no sector de saúde.

“A nossa Província tem registado grandes avanços no sector de Saúde, nos últimos 5 anos foram construídas e entraram em funcionamento 9 novas unidades sanitárias, passando de 126 para 135 unidades sanitárias, correspondente a um crescimento de 7,1%.”, referiu o Governador.

A saúde da mulher e da criança na Província tem registado grandes avanços, segundo Daniel Chapo, tendo acrescentado que isto é resultado das diversas intervenções desenvolvidas, tendo elucidado que durante o primeiro semestre registou-se o aumento da cobertura de partos institucionais de 72 % em 2016 para 80% em 2017.

“Embora haja avanços significativos na saúde, deparamo-nos ainda com mulheres que ainda dão parto fora da maternidade em cerca de 20%, em condições muitas vezes não adequadas, colocando em risco a vida da mulher e da criança”, frisou Daniel Chapo Governador da Província.

Por sua vez, o embaixador do Japão Toshio Ikeda, referiu que recebeu a solicitação do projecto em 2015 através da organização Centro de Colaboração em Saúde (CCS), pelo facto de que muitas mulheres grávidas recebiam o serviço social muito limitado por falta de uma infra-estrutura como aquela.

“Por isso, o governo do Japão participou, com orgulho e empenho, na construção desta casa, mas também estamos conscientes de que é a muitos dos que aqui presentes se deve a persistência pela concretização deste importante projecto”, referiu Toshio Ikeda.

No acto, o embaixador do Japão apelou aos utentes a necessidade de preservar a infra-estrutura de modo a perdurar por mais tempo.

“Reitero o apelo renovado para que, em nome dos utentes locais e contribuintes japoneses que depositaram sua confiança neste projecto, se conserve e mantenha o entusiasmo nesta casa-mãe-espera, para um futuro cada vez melhor”, apelou Toshio Ikeda.

A casa-mae-espera ora inaugurada, foi implementada pelo Governo da província em parceria com a  organização não governamental CCS, no hospital rural de Chicuque, unidade sanitária de referência na região Centro da Província, que beneficia a pouco mais de 339.247 habitantes.

A sua construção foi financiada pelo Governo do Japão, no âmbito do programa de assistência para projectos comunitários e segurança humana, tendo custado cerca de 87 mil doláres americanos.