Informação

150 CRIANÇAS DE CHIONZELA BENEFICIAM-SE DE UM LANCHE OFERECIDO PELA ESPOSA DO GOVERNADOR DE INHAMBANE

Data: 04/06/2019
150 CRIANÇAS DE CHIONZELA BENEFICIAM-SE DE UM LANCHE OFERECIDO PELA ESPOSA DO GOVERNADOR DE INHAMBANE

Mais de 150 crianças da comunidade de Chionzela, na localidade de Maculuva, Distrito de Zavala na província de Inhambane receberam neste Sábado um lanche oferecido pelo Gabinete da Esposa do Governador de Inhambane, Gueta Chapo, alusivo à passagem do dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança.

Gueta Chapo, disse na ocasião que, a criança representa mais da metade da população da Província, e o seu bem-estar constitui uma das grandes prioridades do Governo de Moçambique.

É neste contexto, que segundo a esposa do Governador, o Governo aprovou a Lei sobre a promoção e protecção dos direitos da crianças , o plano Nacional de Acção para a criança, a estratégia de prevenção e combate dos casamentos prematuros entre outros instrumentos cuja implementação tem resultado na melhoria da situação da criança assegurando  o acesso aos serviços sociais básicos, a proteção e participação da mesma.

No âmbito da comemoração do dia Internacional da Criança, o Gabinete da Esposa do Governador e os seus parceiros de cooperação ofereceram as crianças da Escola Primária do 1º e 2º graus de Chionzela, 150 quites de material escolar e as respectivas pastas, 103 pares de uniforme escolar, 103 pares de chinelos e Seis batas para os professores.

De acordo com Gueta Chapo, a prevenção é a solução, pelo que todos são chamados a redobrar os esforços para a solução dos problemas que afectam a criança e assegurar que ela goze os seus direitos.

A margem das comemorações do dia da Criança, Gueta Chapo e as mulheres da Organização da Mulher Moçambicana procederam a entrega de enxovais e uma cesta básica com produtos alimentares ao primeiro bebê nascido no dia 1 de Junho, no Centro de Saúde de Cumbana, Distrito de Jangamo.